Pesquisas Políticas costumam ser de três a quatro vezes mais caras, se comparadas às realizadas pra outros segmentos; se adulteradas, valores se multiplicam geometricamente.
Morcego (***), advogado e profundo conhecedor dessa atividade, elucidou questionamentos do Sofá; dúvidas relativas à Pesquisas com resultados distorcidos:
Existe fiscalização?
- Sim. Setor é controlado com rigidez. Pesquisas devem ser Registradas em Órgão Competente, com informações detalhadas dos pesquisados, possibilitando investigar veracidade da consulta e respostas dadas.
Pesquisadores são confiáveis?
- Posso garantir até 97% de confiabulidade; 100% é Lenda (risos).
Pessoas idôneas criteriosamente selecionadas e realizam funções com seriedade.
Por que nunca é o mesmo número de pesquisados?
(Pausa antes de responder; como que escolhesse as palavras.)
- Esse é o ponto falho da fraude.
O Senhor pode esclarecer?
- Simples; chega ser primário, apesar de eficaz e difícil comprovar, a não ser com flagrante.
O setor conhece a prática, infelizmente disseminada em nosso Pais, em nível capaz de fazer que Empresas Internacionais evitem atuar por aqui, evitando Marca associada a mercado contaminado.
Por que aqui no Brasil essa prática é tão forte?
- Pesquisa forma opiniões. Povo não é politizado, vota como aposta em corrida de cavalos; busca o favorito.
Artimanha envolve muitos?
- Não. Pode ser colocada em prática por número mínimo de indivíduos, embora mobilize grande contigente de "inocentes"
Partido encomenda Pesquisa, mostra resultado desejado e paga o que for pedido, sem pechinchar; existe uma tabela não oficial, conhecida no meio.
O Senhor pode dar exemplos?
- Imagine uma eleição onde a disputa gira em torno do João, do José e da Maria, sendo João o Candidato do Contratante e sem chances de vencer.
Resultado encomendado; João com 58%, José 19%, Maria 12%, Brancos/Nulos 11%.
Existem Regras basicas:
Pontuação não pode terminar em zero; não traz credibilidade. (10%, 20%,...)
Brancos e nulos e soma do segundo colocado, não deve ser maior que o total do Candidato beneficiado; pode incentivar eleitores a votar em outro.
Mas como se chega a esses números?
- Coloca-se uma grande quantidade de pesquisadores, por várias regiões, em todas as faixas econômicas e "currais", pra dar impressão de imparcialidade.
Coleta-se entre 20 e 30 mil documentos, todos com nomes, endereços, formas de contato e respostas realmente dadas.
Material chega a um envolvido na fraude e triagem é feita.
Separa-se documentos por respostas. Quando porcentagem desejada é alcançada ao se chegar a um número qualquer, digamos 1837, o processo chega ao programado.
O excedente vai para o lixo, registra-se 1837 e resultado é veiculado.
Que Empresas estão envolvidas?
- No passado todas as "Gigantes".
Por que no Passado?
- Indignação popular mudou a forma de agir do eleitor. Ele passou a não se deixar influenciar, mantendo seu voto, mesmo acreditando ser derrotado.
Resultados finais desmoralizaram as Pesquisas e Institutos, em nome da sobrevivência, pisaram no freio.
A quem insiste?
- Sim. O Data Folha.
Há como desmobilizar essa prática?
- Jeito tem. Falta vontade das autoridades.
Acredito ser o melhor remédio o fim da eficácia, conscientizando a população, de não se deixar influenciar; fenômeno que vem num crescente.
Verdade ou mentira; Sofá não entra no mérito, mesmo perplexo com a simplicidade das revelações, segurança e coerência do delator.
Limitamo-nos a veicular, diante da gravidade do relatado.
VOU ALI VOMITAR E JÁ VOLTO
Coisas de um País que virou uma coisa.
E Assim o Mundo Gira e o brasil se Afunda
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Morcego (***) - Assim chamamos nossas Fontes, garantindo-lhes preservar identidades.