PROVIDÊNCIAS ONTEM
Não restam mais dúvidas, Litoral Gaúcho, com as mudanças climáticas da Terra, colocada em área de risco iminente.
Os constantes, cada dia mais repetitivos, ciclones próximos à Costa; alterações na temperatura das correntes marítimas, movimento temperamental da maré, horas pra mais, horas pra menos e ventos com poderio devastador, somados à precária, quase nula, estrutura da Defesa Civil, pra prever situações ameaçadoras à segurança da População, exigem iniciativas alternativas.
Natureza está nos dando exemplos a serem seguidos. Países em regiões problemáticas conseguiram criar mecanismos de proteção, por que o mesmo não ocorre aqui?
Viver na ilusão de normalidade, transformado em Síndrome do negar um novo mundo, padrão Século XXI.
Sabemos de fendas gigantescas prestes a se rasgarem, causando grande movimentação de placas, com efeitos pesados sobre os oceanos.
Estudos registram instabilidade em várias regiões vistas como estratégicas.
Não falamos de Nibirus ou devaneios. Salientamos o colocado pela Ciência.
Fenômenos de Grande Magnitude se multiplicam, com características de serem apenas o aperitivo.
Pode acontecer amanhã, como daqui a 32 anos, igual ao México, mas fica a pergunta:
Na dúvida, por que não prevenir?
No passado, órfão de tecnologia, existiam Sirenes de alerta, prontas pra berrar, quando da chegada de ameaças indesejáveis. Não seria o caso pra nossa realidade, mas o que impede as Prefeituras do Litoral Gaúcho criarem em parceria um Aplicativo pra Celulares?
Toque diferenciado, escandaloso em nível da chamada da Globo, tão conhecida em nosso País.
Com o toque população acessaria o Aplicativo e receberia com antecedência informações da ameaça e providências a serem tomadas.
Exemplos do descaso de nossas autoridades com a segurança são inúmeros.
Em Mariana (MG) nunca havia ocorrido acidente com barragens, mas existiam pessoas e Vilas morando com toneladas de lama e detritos, passeando sob suas cabeças..
Ninguém, de sã consciência, poderia imaginar estar 100% seguro.
O Dia do Nunca Acontece chegou e temos depoimentos de tragédia não ter sido maior, porquê uma menina, por iniciativa própria, saiu em sua moto avisando população, que lama estava chegando. Não tinha um mísero apito, o que dizer sirene, colocado por responsáveis, pra proteger a população.
Apologia ao Caos?
Prefiro encarar como medida simples e barata pra prever sofrimentos e prejuízos maiores.
Pensem no assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário